O conhecimento sobre a escolha assertiva dos recursos eletroterápicos para o tratamento de disfunções estéticas: Um dos desafios essenciais enfrentados pelos estudantes em formação.

  • Autor
  • Raissa Queiroz Monteiro
  • Co-autores
  • Claudia Virgínia de Lucena Leite Eloy
  • Resumo
  • Introdução: A associação da eletroterapia na estética tem ampliado as possibilidades de tratamento das disfunções dermatofuncionais, tornando-se uma ferramenta indispensável nos protocolos clínicos. No entanto, o uso adequado desses recursos exige não apenas acesso aos equipamentos, mas também conhecimento técnico e crítico para definir o recurso eletroterápico mais adequado a cada caso. Este projeto de monitoria tem como objeto de estudo destacar a importância da capacitação do estudante do curso de estética sobre a escolha assertiva dos recursos eletroterápicos, reconhecendo que esse é um dos desafios essenciais enfrentados durante a formação acadêmica. Nesse contexto, observa-se que muitos alunos, apesar de familiarizados com os equipamentos, apresentam dificuldades em compreender plenamente os fundamentos fisiológicos e clínicos que fundamentam a escolha correta dos parâmetros e tipos de corrente para diferentes afecções. Isso gera um risco de aplicação inadequada, comprometendo a eficácia dos tratamentos e, consequentemente, a qualidade do atendimento estético. A realização deste trabalho justifica-se pela necessidade de aprofundar o conhecimento técnico-científico dos estudantes, promovendo atividades que integrem teoria e prática, incentivem o raciocínio crítico e melhorem a tomada de decisão clínica no uso da eletroterapia. Objetivo: Analisar o nível de conhecimento teórico e prático dos estudantes sobre os fundamentos fisiológicos e clínicos da eletroterapia e o seu impacto para garantir atendimentos estéticos seguros e eficazes. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, tendo como base a monitoria realizada na cadeira de Eletrotermofototerapia do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Unifametro, turno noite, nas aulas que acontecem das 19:00 hrs às 21:30 hrs, no período de fevereiro a junho de 2025. Contando com a participação dos alunos do curso, a docente e seus monitores. Resultados parciais e Discussão: Durante as atividades práticas e teóricas observadas na cadeira de Eletroterapia, foi possível perceber que muitos estudantes apresentam dificuldades no processo de análise e escolha dos recursos eletroterápicos adequados para o tratamento de diferentes afecções estéticas. Apesar de demonstrarem familiaridade com os equipamentos e saberem realizar a aplicação básica, muitos ainda apresentam insegurança na hora de justificar suas escolhas, especialmente no que diz respeito à compreensão dos parâmetros elétricos, mecanismos fisiológicos envolvidos e indicações específicas de cada corrente. Observou-se também que, em situações práticas, alguns estudantes tendem a reproduzir protocolos previamente ensinados sem necessariamente refletir sobre a individualização do tratamento para cada caso clínico. Isso evidencia uma lacuna no raciocínio crítico, que é fundamental para tomar decisões assertivas e seguras. Por outro lado, alunos que demonstraram maior domínio teórico conseguiram integrar com mais facilidade a análise clínica do paciente à seleção dos recursos eletroterápicos, justificando suas escolhas com base em princípios fisiológicos e nos objetivos terapêuticos desejados. Essas observações reforçam a necessidade de estratégias pedagógicas que não apenas ensinem o uso técnico dos equipamentos, mas também desenvolvam o pensamento clínico e a capacidade de análise dos estudantes, preparando-os para lidar com diferentes situações na prática profissional. Considerações finais: A partir das observações e análises realizadas, fica evidente que a capacidade dos estudantes de estética para analisar e escolher corretamente os recursos eletroterápicos ainda apresenta desafios importantes. Esse trabalho contribui de forma significativa para o estímulo ao raciocínio crítico baseado em evidências e na construção de profissionais mais capacitados. Palavras-chave: Recursos Eletroterápicos-1. Raciocínio Clínico-2. Estética-3 

  • Palavras-chave
  • Recursos Eletroterápicos-1. Raciocínio Clínico-2. Estética-3
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
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Autores

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Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
  • E-mail para contato: Inserir o e-mail do autor principal (exemplo: maria.silva@aluno.unifametro.edu.br).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 10.
  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
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Corpo do Resumo

  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

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  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
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3. Submissão

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Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.